quarta-feira, 22 de maio de 2024

FERNÃO DE MAGALHÃES, O NAVEGADOR QUE PROVOU QUE A TERRA ERA REDONDA

 



Fernão de Magalhães (1480-1521) viveu numa época de grande turbulência marítima. Colombo descobriu a América, Vasco da Gama descobriu o caminho das Índias,  Cabral chegou até o Brasil.A Europa, liderada por Portugal e Espanha estavam de olho no Oriente, na busca de suas famosas especiarias, mas o único percurso marítimo, era navegar ao longo do continente africano, atravessar o Cabo das Tormentas e chegar até a Índia, como fez Vasco da Gama. Esse cabo passou a chamar-se Cabo da Boa Esperança, pois era o único acesso às riquezas do Oriente (Índia, China, Japão, Pérsia e suas numerosas ilhas).

 As chamadas especiarias tão desejadas pelos europeus eram as seguintes:pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, e ervas aromáticas. Na Europa, essas especiarias valiam ouro.

Fernão de Maglhães era de origem portuguêsa, de descendência nobre. Ainda jovem, fez viagens  à Índia, participando de combates, mas o seu sonho era buscar um novo caminho marítimo para o Oriente, velejando pelo Atlântico e encontrar uma travessia para chegar ao Oceano Pacífico.

Trabalhando para o governo português, conquistou o título de capitão, mas foi acusado de colaboração com os mouros, fato considerado de alta traição pelo rei D. Manuel, levando Magalhães a renunciar à nacionalidade portuguesa, voltando seus olhos para a Espanha, onde foi acolhido pelo rei Carlos V. E foi na Espanha que ele conseguiu apoio para o seu grande projeto. Com a ajuda de amigos importantes conseguiu expor seus planos para atingir as Índias Orientais, viajando pelo Ocidente. Com a ajuda do astrônomo português, também exilado, Rui Faleiro, elaborou o projeto da viagem que foi financiado por Cristóvão de Haro, um rico proprietário de Antuérpia, inimigo do rei de Portugal.

Foi montada uma esquadra com cinco navios e 265 tripulantes, de várias nacionalidades, sob o comando de Fernão de Magalhães, recebendo ele provisões e armas para dois anos de viagem, embora a sua viagem tenha durado três anos. As naus foram batizadas com os seguintes nomes: Vitória, Santiago, Conceição, Santo Antônio eTrinidad.



Veja como a professora Dilva Frazão descreve a sequência de fato relativos à viagem de Fernão de Magalhães, ilustrada pelo mapa anexo:

"Fernão de Magalhães e sua esquadra partiram de Sanlúcar, porto andaluz no oceano Atlântico, no dia 20 de setembro de 1519. A viagem era lenta, por falta de ventos favoráveis. No dia 29 de novembro chegam próximo ao Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

No dia 13 de dezembro entram na baía do Rio de Janeiro, para buscar suprimentos e reparar as embarcações. No dia 10 de janeiro de 1520 chegam a um rio batizado de Rio da Prata.

No dia 31 de março chegam ao Golfo de São Matias e resolvem invernar até que chegasse a primavera. Nessa região encontraram um povo de estatura elevada e pés grandes, que receberam o nome de “patagonês”, (hoje, Patagônia).

Em fins de maio, a nau "Santiago" naufragou e alguns marinheiros conseguiram se salvar. Em 24 de agosto, a frota reiniciou a viagem. Na altura do rio “Santa Cruz”, a frota parou por dois meses, devido às tempestades.

No dia 21 de outubro encontraram o "Cabo das Onze Mil Virgens" e finalmente chegam a uma passagem que os levaria ao outro lado do oceano. A paisagem era aterrorizante, rochas íngremes, penhascos altíssimos e labaredas das fogueiras dos nativos. A região foi chamada de “Terra do Fogo”.

No dia 1 de novembro começou a travessia do estreito, batizado de “Todos os Santos” (hoje, Estreito de Magalhães). A travessia levou 27 dias. Ao chegarem ao novo oceano o chamaram de “Pacífico”, por suas águas calmas.

No dia 6 de março de 1521, quase sem suprimentos encontraram algumas ilhas com grande variedade de frutas e água doce. No dia 16 chegaram em um arquipélago mais tarde denominado Filipinas, onde foram bem recebidos pelos nativos. 

No dia 27 de abril ao desembarcarem em Mactán, Fernão de Magalhães foi morto, atingido por uma flecha, em luta com os nativos. O que restou da armada prosseguiu viagem sob o comando de Juan Sebastián Elcano.

Finalmente, no dia 21 de dezembro, as duas naus restantes, “Trinidad” e “Vitória”, chegam ao destino e fizeram um enorme carregamento de especiarias nas ilhas Molucas. 

Na viagem de volta, contornaram o Cabo da Boa Esperança em 19 de maio de 1522. No dia 7 de setembro, somente 18 homens regressam ao porto de Sanlúcar.

Embora Fernão de Magalhães não tenha chegado pessoalmente à ilha das especiarias, sua tarefa foi cumprida, chegou bem perto e demonstrou que o mundo era redondo.

Em homenagem aos seus feitos, o nome do navegador foi dado a um estreito (Estreito de Magalhães), às duas nebulosas mais próximas (Nuvens de Magalhães), a uma zona meridional do Chile (Território de Magalhães) e a um conjunto de ilhas da Micronésia (Arquipélago de Magalhães).

Fernão de Magalhães faleceu em Mactán, Filipinas, no dia 27 de abril de 1521."

Para os antigos, a terra era plana, como se fosse um prato invertido, cujas águas de  mares e oceanos eram lançadas no  abismo.Aliás, hoje ainda tem gente que  acredita nisso.Para provar a esfericidade da terra, Fernão de Magalhães viajou por longo tempo, com sua tripulação, perdeu a vida e dos seus 265 tripulantes, só 18 retornaram à Espanha com duas naus, mas a carga de especiarias que elas trouxeram, pagou todas as despesas da expediçao e ainda deu um bom lucro para o seu patrocinador. Cáspite!




sexta-feira, 17 de maio de 2024

CAPÍTULO INTRIGANTE DA BÍBLIA: A HISTÓRIA DA DESTRUIÇÃ0 DAS CIDADES DE SODOMA E GOMORRA

 


Segundo nos relata a Biblia ( Gênesis 18 e 19), Deus resolveu liquidar com essas duas cidades, face aos pecados de sua população. Mas, que pecados eram esses? Diversos, como ganância, sexo entre homens, daí o nome sodomia e muitos outros.

 Mas nessa cidade, residia um sobrinho de Abrahão de nome Ló e o patriarca intercedeu junto ao Senhor para que não destruísse as cidades. Mas, como ficou constatado que ali não  tinha nem 10 justos, prevaleceu a vontade divina no sentido de aniquilar com suas populações. Isso iria acontecer através do fogo e do enxofre, a serem despejados do alto dos céus.

Mas diante da súplicas do Patiarca Abraão, o Senhor reolveu salvar seu sobrinho e enviou dois anjos ao enconto de Ló, para que o retirasse da cidade, justamente com seus familiares.
Os anjos vieram disfarçados de jovens e o encontram às portas da cidade. Ló conduzia os dois visitantes até sua residência, quando foi cercado por um grupo que lhe pedia para lhe entregar os dois para neles saciarem seus apetites pecaminosos, pois os visitantes eram de uma beleza extraordinária. O povo do lugar era adepto daquilo que passou à História com o nome de Sodomia - ou seja - o sexo entre dois indivíduos masculinos.

Ló ficou extremamente nervoso e, num ato de desespero, falou para aqueles que o cercavam: 
"Não posso permitir isso, pois vai de encontro ao direito da hospitalidade. Mas se quiserem, estão aí minhas duas filhas. Elas são jovens e bonitas... elas são virgens.  Podem pegá-las e saciar seus desejos carnais". O grupo aceitou a proposta indecente daquele pai desesperado e quando se aproximaram das filhas de Ló para estuprálas, os anjos que até aquele momento estavam calados, gritaram: Basta! Mais  nenhum passo! O grupo ficou paralizado e todos começaram a esfregar as mãos nos olhos e a gritar que estavam perdendo a visão. E assim, foi feito: todos ficaram cegos... cegos para sempre.

Ló, após esse trágico incidente, conduziu os dois visitantes até sua casa e os apresentou a seus familiares, iniciando-se, então a fuga da cidade, sob a direção dos bondosos anjos que os alertaram a não olharem para trás, enquanto dirigiam seus passos rumos às montanhas.




Mas então, aconteceu o imprevisto. A mulher de Ló, muito curiosa, em determinado trecho do caminho, estancou os passos e voltou seus olhos em direção à cidade que começava a ser destruída pelo fogo. E, então, seu corpo virou uma estátua de sal. E não  foi por falta de aviso, pois quem avisa, amigo é.





Depois de longos dias de caminhada, agora sem a companhia dos anjos, Ló e suas filhas se dirigiram a uma região montanhosa e acabaram se refugiando numa caverna, onde passaram a residir por um tempo. E foi nessa caverna que aconteceu o impensável. A filha mais velha, uma noite, enquando o pai dormia, se aproximou da mais nova e falou:

" Mana, escute o que vou lhe dizer.Nosso pai está velho e vai morrer sem deixar descendente masculino. Então, eu sugiro que nós o livremos desse problema. Vamos lhe dar bastante vinho e, depois,  deitar com ele  e lhe proporcionar herdeiros, fato que é bom para todos nós".

A irmão mais nova concordou com a mais velha e ambas dormiram com o bom papai e lhe deram  dois filhos. que receberam os seguintes nomes: o filho da mais velha: Moabe e da mais nova: Ben-Ami.

Mas as cidades de Sodoma e Gomorra existiram? Segundo os historiadores, elas ficavam perto do Mar Morto e foram varridas para as profundezas do mesmo por um gigantesco tsunami.O fato é que o Monte Sodoma existe e próximo dele foi descoberta a maior caverna de sal do mundo. E a pedra na figura abaixo, seria o que restou da mulher de Ló? A pedra está lá para quem quiser vê-la.





 

sexta-feira, 10 de maio de 2024

AS TERRÍVEIS PREVISÕES DE NOSTRADAMUS PARA O ANO DE 2024



 Michel de Nostradamus, este era  o seu nome, é um vidente incrível, face suas previsões sobre acontecimentos de seu tempo e sobre o futuro da humanidade. Um fato o tornou famoso à época, ao profetizar a morte do marido da imperatriz Catarina de Medici, Henrique II, em terrível acidente durante um torneio de cavalaria. Nostradamus previu a revolução francesa, o surgimento de Napoleão e a própria morte. Seu nome passou a ser famoso na França, sua terra natal e em toda a Europa.



Para os tempos modernos ficaram famosas as previsões do vidente francês sobre a Segunda Guerra Mundial, a ascensão de Adolfo Hitler, sobre o qual chegou a mencionar o nome, chamando-o de Hiter. Previu a bomba atômica sobre Hiroshima e Nagazaqui. Profetizou a morte do presidente Kennedy, o ataque às torres gêmeas e outros episódios, além da epidemia do Kovid 19.

Mas o que o profeta francês previu, especificamente,  para o ano de 2.024? Ele profetizou a morte da rainha Elizabeth II da Inglaterra e a renúncia de Charles  III, o atual monarca, renúncia essa em favor do príncipe Harry, atualmente afastado da monarquia, famoso por suas declarações negativas sobre a família real.

Nostradamus também fala do afastamento do papa Francisco do pontificado da Igreja Católica, por morte ou renúncia. O mais provável é a morte do pontífice, atualmente com 87 anos, pois ele até já escolheu para o seu sepultamente a Basília de Santa Maria  Maggiore,  contrariando a tradição do Vaticano, que tem  sepultado seus pontífices na cripta da Balílica de São Pedro. Em um trecho do livro diz "através da morte de um pontífice muito velho, um romano de boa idade será eleito, dele se dirá que enfraquece sua sé, mas por muito tempo ele permanecerá sentado e em atividade mordaz". 

Referido-se aos conflitos mundiais de 2.024, Nostradamus fala de uma guerra entre China e Taiwan, com a participação, naturalmente dos Estados Unidos, que já se declarou, abertamente, em favor da ilha, para qual fornece armas há muito tempo. E ele se refere também a um conflito mundial, que seus intérpretes consideram ser a terceira guerra mundial, iniciada, provavelmente em 2023, com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Ele fala também do surgimento de uma nova potência mundial, representado pela Índia, que desempenhará um importante papel no contexto internacional.

Nostradamus também se refere aos problemas climáticos, prevendo secas, grande enchentes, desastres ambientais, com fome generalizada atingindo grandes parcelas da população mundial. Tais fatos são relatados pela imprensa, diariamente.

Uma previsão de Nostradamus é sobre o surgimento do anticristo, uma figura de projeção internacional, que dominará povos e nações. Esse papel é atribuido por muitos a Wladimir Putin, o líder soviético, depois de uma guerra que exterminará toda a Europa. Mas ele também prevê uma grave doença que atingirá Putin, cujo poder é disputado, ferozmente,  por um seu correligionário.

Vale destacar que muitas das profecias de Nostradamus, feitas há mais de 450 anos, são corroboradas por videntes mais recentes, como Baba Vanga, chamada de a Nostradamus dos Balcãs e Beata Elena Aiello, uma freira  que fala da Rússia e do papel internacional de Putin, que manda seus exércitos secretos invadirem a Europa, deixando o Rio Reno, na Alemanha, repleto de cadáveres,  chegando até à Itália e asteando a bandeira soviética na cúpula da basílica de São Pedro. Sinal dos tempos!


LIVROS PARA SEUS MOMENTOS DE LAZER 

Livro de RHS na amazon.com.br: O FILHO DE ANITA, VENDER É PRECISO, OPERAÇÃO KAABA, AS TORRES DAS TRÊS VIRTUDES E  MENINO TROPEIRO