sexta-feira, 17 de maio de 2024

CAPÍTULO INTRIGANTE DA BÍBLIA: A HISTÓRIA DA DESTRUIÇÃ0 DAS CIDADES DE SODOMA E GOMORRA

 


Segundo nos relata a Biblia ( Gênesis 18 e 19), Deus resolveu liquidar com essas duas cidades, face aos pecados de sua população. Mas, que pecados eram esses? Diversos, como ganância, sexo entre homens, daí o nome sodomia e muitos outros.

 Mas nessa cidade, residia um sobrinho de Abrahão de nome Ló e o patriarca intercedeu junto ao Senhor para que não destruísse as cidades. Mas, como ficou constatado que ali não  tinha nem 10 justos, prevaleceu a vontade divina no sentido de aniquilar com suas populações. Isso iria acontecer através do fogo e do enxofre, a serem despejados do alto dos céus.

Mas diante da súplicas do Patiarca Abraão, o Senhor reolveu salvar seu sobrinho e enviou dois anjos ao enconto de Ló, para que o retirasse da cidade, justamente com seus familiares.
Os anjos vieram disfarçados de jovens e o encontram às portas da cidade. Ló conduzia os dois visitantes até sua residência, quando foi cercado por um grupo que lhe pedia para lhe entregar os dois para neles saciarem seus apetites pecaminosos, pois os visitantes eram de uma beleza extraordinária. O povo do lugar era adepto daquilo que passou à História com o nome de Sodomia - ou seja - o sexo entre dois indivíduos masculinos.

Ló ficou extremamente nervoso e, num ato de desespero, falou para aqueles que o cercavam: 
"Não posso permitir isso, pois vai de encontro ao direito da hospitalidade. Mas se quiserem, estão aí minhas duas filhas. Elas são jovens e bonitas... elas são virgens.  Podem pegá-las e saciar seus desejos carnais". O grupo aceitou a proposta indecente daquele pai desesperado e quando se aproximaram das filhas de Ló para estuprálas, os anjos que até aquele momento estavam calados, gritaram: Basta! Mais  nenhum passo! O grupo ficou paralizado e todos começaram a esfregar as mãos nos olhos e a gritar que estavam perdendo a visão. E assim, foi feito: todos ficaram cegos... cegos para sempre.

Ló, após esse trágico incidente, conduziu os dois visitantes até sua casa e os apresentou a seus familiares, iniciando-se, então a fuga da cidade, sob a direção dos bondosos anjos que os alertaram a não olharem para trás, enquanto dirigiam seus passos rumos às montanhas.




Mas então, aconteceu o imprevisto. A mulher de Ló, muito curiosa, em determinado trecho do caminho, estancou os passos e voltou seus olhos em direção à cidade que começava a ser destruída pelo fogo. E, então, seu corpo virou uma estátua de sal. E não  foi por falta de aviso, pois quem avisa, amigo é.





Depois de longos dias de caminhada, agora sem a companhia dos anjos, Ló e suas filhas se dirigiram a uma região montanhosa e acabaram se refugiando numa caverna, onde passaram a residir por um tempo. E foi nessa caverna que aconteceu o impensável. A filha mais velha, uma noite, enquando o pai dormia, se aproximou da mais nova e falou:

" Mana, escute o que vou lhe dizer.Nosso pai está velho e vai morrer sem deixar descendente masculino. Então, eu sugiro que nós o livremos desse problema. Vamos lhe dar bastante vinho e, depois,  deitar com ele  e lhe proporcionar herdeiros, fato que é bom para todos nós".

A irmão mais nova concordou com a mais velha e ambas dormiram com o bom papai e lhe deram  dois filhos. que receberam os seguintes nomes: o filho da mais velha: Moabe e da mais nova: Ben-Ami.

Mas as cidades de Sodoma e Gomorra existiram? Segundo os historiadores, elas ficavam perto do Mar Morto e foram varridas para as profundezas do mesmo por um gigantesco tsunami.O fato é que o Monte Sodoma existe e próximo dele foi descoberta a maior caverna de sal do mundo. E a pedra na figura abaixo, seria o que restou da mulher de Ló? A pedra está lá para quem quiser vê-la.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário