quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

O QUE SIMBOLIZAVAM AS TRÊS TORRES DO SEMINÁRIO SÃO LUÍS DE TOLOSA ?






No livro As Torres das Três Virtudes do autor deste blog, ele fala de uma palestra de cunho espiritual na qual o palestrante, durante um retiro no Seminário São Luís de Tolosa, atribui às três torres que encimam a construção, um simbolismo de cunho espiritual de alta relevância. 

Em tempo: o Seminário São Luís de Tolosa não existe mais. Na década de 40, ele abrigava mais de 300 alunos oriundos de todas as regiões brasileiras. O livro em questão é uma narrativa do autor sobre sua passagem pelo educandário, da qual ele guarda boas reminiscências. No local, hoje funciona a Prefeitura da cidade do Rio Negro ( Estado do Paraná) e várias secretarias. A cidade se orgulha da belíssima construção estilo europeu, feita pelos franciscanos,  de origem alemã, além de um parque ecoturístico de grande relevância, importante atração turística da cidade. Os frades, seus idealizadores,  seguiram seu fundador, São Francisco de Assis, que tinha acentuado respeito pela natureza, respeito esse tão bem expresso no Cântico do Irmão Sol, de sua autoria. Ele é hoje o patrono da ecologia, assim declarado pelo papa Joao Paulo II.



Imagem de São Luís de Tolosa, frade franciscano, de origem nobre, sagrado bispo da cidade de Tolosa (Toulouse), na França, em 30 de dezembro de 1296 pelo papa Bonifácio VIII. 

A seguir, o texto do livro As Torres das Três Virtudes, que explica o simbolismos das mesmas.

"No sábado de Aleluia, seguindo a tradição, alguns alunos prepararam um boneco para a malhação do Judas, mas o padre prefeito não permitiu o espetáculo, ao afirmar que a figura do apóstolo que traiu seu mestre era por demais trágica para ser objeto de risos e brincadeiras. O grupo de malhadores desistiu  da cena   e nunca  mais houve malhação do Judas, nas dependências do Seminário São Luís de Tolosa.

 Para pregação do retiro daquele ano, foi escalado um padre oriundo do Rio de Janeiro, de nome Frei Marcelo.  Ele centrou suas conferências no amor de Cristo, que veio ao mundo para salvar e não para condenar. Suas palestras tiveram grande aceitação por parte dos alunos.

No último dia de pregações, o tema da palestra do jovem frade teve o sugestivo título: As Torres das Três Virtudes, e usou como símbolo, as torres que encimavam a construção do seminário. E as virtudes a que se referia eram as chamadas teologais: Fé, Esperança e Caridade.

– Temos três torres sobre o telhado do São Luis de Tolosa – disse – e, para mim, elas simbolizam as três virtudes teologais, que ligam nossa alma a Deus através de Cristo. E o pregador prosseguiu:

– A primeira torre, à esquerda da construção, se eleva sobre a capela do nosso santo patrono e pode representar a fé, pois ali está o sino que toca três vezes ao dia e nos conclama a oração, que reforça e capacita o nosso intelecto e a nossa vontade a aceitar a palavra de Deus com plena adesão à  autoridade  revelada  por  ela,  através  das escrituras sagradas. Aliás, sobre esse sino – prosegiu o conferencista – quando aqui estudei, circulava uma curiosa história. Alguns anos antes da construção do seminário, morava nas proximidades um casal de colonos e a mulher dizia que ouvia  todos os dias, na hora do Angelus, tocar um sino no alto do morro, onde depois seria construído o seminário. Seu companheiro sorria incrédulo e achava que ela não estava boa da cabeça, até que um dia, quando o seminário foi inaugurado, o sino tocou pela primeira vez e o homem disse à mulher, que ouvia as badaladas vindas da torre da nova construção. Ela, então, lhe confirmou: era esse o toque do sino que sempre ouvira ao longo do tempo.

 A seguir, o pregador se referiu à torre da direita, que representava a esperança, a virtude que dá ao homem a capacidade e a confiança em Deus para merecer a vida eterna.

A terceira torre, a do meio, a mais importante, representava, segundo Frei Marcelo, a caridade, que dá ao  homem  a  capacidade e a vontade de amar a Deus,  amar  a  si  mesmo  e ao próximo, por causa de Deus. E neste ponto, ele citou a primeira epístola de São Paulo aos Conríntios, que diz num determinado trecho: 

Se falar as linguas de homens e anjos, mas não tiver caridade, sou como bronze que soa ou címbalo que retine. Se possuir o dom da profecia, e conhecer todos os mistérios e toda a ciência, e alcançar tanta fé que chegue a transportar montanhas, mas não tiver caridade, nada sou. E, se repartir toda minha fortuna e entregar meu corpo ao fogo, mas não tiver caridade, nada disso me aproveita.”

E o orador concluiu:

– Meus irmãos, são essas as três virtudes teologais, bem representadas pelas torres que se erguem sobre a nossa casa. Elas são três sentinelas, sempre vigilantes, fortes e imponentes. Apontam para o alto, para o céu... apontam para Deus. Quando as comtemplarem, lembrem-se das palavras deste humilde pregador e permaneçam firmes na fé, na esperança e na caridade. E lembrem-se: sem caridade, sem amor, nada somos, como diz o Apóstolo Paulo em sua epístola. Sursum corda, irmãos! Sim, corações ao alto.

As pregações do jovem sacerdote foram bem recebidas pelos alunos, que as aceitaram  de corações abertos. A imagem das  torres, como símbolos concretos das três virtudes, ficaram gravadas nas mentes dos jovens seminaristas durante muito tempo."

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MENINO TROPEIRO - é a biografia da infância do autor, filho de um professor primário,  que dava aulas em povoados do Planalto Catarinense. Aulas para 4 turmas, simultaneamente, com a maioria dos alunos vindos das propriedades agrícolas. Eles não tinham condução, como os  alunos atuais. Vinham a pé, na escola não havia refeições e, à tarde voltavam para casa e pegavam uma enxada para ajudar os pais no trabalho das lavouras. Eram outros tempos.

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