O nome de batismo da princesa Isabel era: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga. Era a herdeira do trono imperial de D. Pedro II e sua filha mais velha, pois dois filhos do imperador morreram ainda na infância.Isabel, na juventude, se dedicava ardorosamente aos estudos, chegando a estudar durante grande parte do dia. Na ausência do pai, ficava responsável pelo governo, pois o imperador gostava muito de viajar. E foi numa dessas ausências do imperador que Isabel enviou ao parlamento brasileiro a Lei Áurea, que libertou os escravos brasileiros, atendendo aos anseios de uma grande parte da população, pois o Brasil era um dos últimos países a acabar com a escravidão. Entretanto, uma parte da população, formada principalmente por senhores de terras, era contra, pois a agricultura brasileira dependia integralmente do trabalho escravo.Ao ser aprovada a lei no congresso, o barão de Cotegipe falou para a princesa:" Vossa Alteza libertou uma raça, mas perdeu um trono". E foi o que aconteceu. Entretanto, personalidades do mundo inteiro aplaudiram o ato da princesa, destacando-se o papa Leão XIII, um grande defensor do fim da escravidão em diversos países, que lhe enviou a rosa de ouro, uma premiação do Vaticano para pessoas que se destacaram em prol dos direitos humanos. Junto com a rosa, enviou uma carta, exaltando o ato da princesa que, anteriormente, criara a Lei do Ventre Livre, libertando os filhos de escravos que deveriam nascer livres.Isabel era conhecida pela sua religiosidade, sendo uma grande devota de Nossa Senhora Aparecida, chegando, em certa ocasião se dirigir à cidade de Aparecida, pegar uma vassoura e varrer o templo da santa. E existe uma mensagem que ela dirigiu a Mãe de Jesus, em outra oportunidade, dizendo o seguinte: “eu diante de vós, sou uma princesa da terra e me curvo, pois és rainha do céu, e te dou tão pobre presente que é uma coroa que seria igual a minha e se eu não me sentar no trono do Brasil, rogo que a senhora se sente ..."Junto com a mensagem estava uma réplica de sua coroa, toda de ouro e incrustada com diamantes e rubis (foto). Com a coroa, ela também entregou um manto para a imagem de Nossa Senhora. Essa coroa é usada pela imagem até nossos dias, como vemos na foto que segue.
A fama de Isabel junto ao povo brasileiro era tão grande que chegaram a pleitear junto à Igreja Católica que ela fosse canonizada, fato que não aconteceu, embora ela tivesse recebido por parte de muitos prelados dessa mesma igreja apoio para a libertação dos escravos.
Você que faz parte dos quase 200 mil leitores do meu blog com quase 180 mil inserções, num trabalho de 15 anos, infelizmente não compra os meus livros. Estou quase desistindo, mas se comprar, não vai se arrepender.
O Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário