O Brasil está em quarto lugar no mundo em número de mortes no trânsito. Os campeões são Índia, China e Estados Unidos. Embora os acidentes tenham diminuído nos últimos anos, ainda temos em torno de 40 mil mortes e 600 mil pessoas com sequelas.60% dos leitos do SUS são ocupados por acidentados no trânsito e 50% ocupam os centros cirúrgicos. Isso tudo custa ao país um total de 50 bilhões anuais. Esperamos que o novo governo fique atento para o problema.
Entre as causas principais para esse número de acidentes estão a imprudência, o desconhecimento das regras de trânsito, a bebida, as drogas, a falta de fiscalização, o mau estados das estradas e a má conservação dos veículos.
Aproveitamos a oportunidade para citar algumas considerações de Cid Lage, no Manual do Condutor Moderno, um dos melhores trabalhos publicados no Brasil sobre o assunto:
"As diferenças em entre dirigir e conduzir:
Dirigir é dar direção, governar, operar os mecanismos de controle do veículo. Conduzir é ter capacidade para ser condutor, transportando e levando bem o veículo, a sua carga e os passageiros ao destino.
Apenas com alguns exemplos, entendemos que o condutor precisa conscientizar-se que, ao dirigir, ao mesmo tempo está conduzindo uma potente máquina que, em virtude da aceleração, no momento de um impacto, aumenta muitas vezes a sua força. É a força de colisão.
Um carro de passeio, por exemplo, a 80km/h, sendo conduzido por um motorista com peso é de 80 kgf*, choca-se contra um obstáculo com força de colisão de aproximadamente 35.600 kgf, o equivalente a 40 vezes o peso do automóvel e do motorista. Podemos comparar o choque a uma queda de 25 metros de altura.
* kgf= quilograma força (1 kgf representa o peso de um corpo com massa de 1 kg).
Um ônibus urbano, a 60 km/h, pesando em média 8000 kgf, carregando 60 passageiros, choca-se com um obstáculo com força de colisão de 370.000 kgf, o que equivale a 30 vezes o peso do conjunto (ônibus + passageiros). Podemos comparar o choque a uma queda de 14 metros de altura.
Um ônibus rodoviário, a 80 km/h com peso de 12.500 kgf, com 50 passageiros de peso médio igual a 70 kgf, choca-se contra um obstáculo com força de colisão de aproximadamente 640.000 kgf, o que equivale a 40 vezes o peso do conjunto (ônibus + passageiros). Podemos comparar o choque a uma queda de 25 metros de altura."
Imagine, agora, uma carreta carregada com centenas de sacos de cimento, atingindo um ônibus ou um carro de passeio. Qual seria a sua força de colisão?
Quando você vê um carro esmagado, com famílias inteiras dentro, já sem vida, vai sentir o que é a força de colisão
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