
Mas qual a ligação do Rio Canoas com a heroína Anita Garibaldi? Vamos explicar. Anita e Giuseppe Garibaldi se apaixonaram e a jovem mulher acompanhou o guerrilheiro nas diversas campanhas lideradas por ele, durante a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha da chamada República Rio-Grandense contra o governo imperial. Em 12 de janeiro de 1840, Anita participou da Batalha de Curitibanos, durante a qual foi feita prisioneira pelas tropas imperiais. Correu, então, o boato, segundo o qual, Giuseppe Garibaldi teria sido morto na referida batalha. Anita ficou desesperada e resolveu fugir do acampamento imperial, para se certificar da morte do amante. Durante uma noite, quando seus guardas se descuidaram, ela pegou um cavalo e com ele atravessou a nado as águas revoltas do Rio Canoas, indo encontrar-se com Giuseppe, oito dias depois, na localidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul. Esse ato de coragem da jovem teve grande repercussão, daí a razão para o povoado próximo ao local do rio Canoas, que Anita atravessou naquela noite, receber de seus fundadores o nome: Anita Garibaldi, à época um distrito do Município de Lages.
Anita acompanhou o marido em várias batalhas e participou de sua luta pela unificação da Itália, quando veio a falecer.
O encontro dos amantes é assim descrito pelos historiadores:
"Ao chegar a Laguna, a bordo da embarcação "Itaparica", tomada do inimigo e armada com sete canhões, Garibaldi observava com uma luneta as casas da barra de Laguna. Observou então, em um grupo de moças que passeava, uma jovem cujo rosto conquistou sua imaginação e seu coração. Providenciou um barco, foi até a margem e depois até o local onde a tinha visto, porém não a encontrou. Tinha perdido a esperança de encontrá-la, quando um habitante local o convidou a ir a sua casa para um café. Garibaldi aceitou e na casa encontrou a jovem que procurava."
Você que faz parte dos quase 200 mil leitores do meu blog com quase 180 mil inserções, num trabalho de 15 anos, infelizmente não compra os meus livros. Estou quase desistindo, mas se comprar, não vai se arrepender. Se achar caro o preço da versão impressa, compre a versão e-book, pela metade do preço e receba o livro pela internet.
O Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário