terça-feira, 31 de março de 2020

MEDICINA DE ANTANHO: MÉDICO É OBRIGADO A SERRAR BRAÇO DE MENINO SEM ANESTESIA






O texto que segue foi extraído do livro Menino Tropeiro de autoria de R.H. Souza, autor deste blog e narra um fato acontecido num povoado do planalto catarinense, nos anos trinta, uma narrativa incrível da história da medicina daqueles tempos.


"Deixando um pouco de lado os pendores de inveterado conquistador de corações do nosso doutor De Negri, vamos destacar um fato demonstrativo da sua grande competência como médico, acostumado a trabalhar em condições precárias.
Era uma segunda-feira de sol, quando uma pequena carreta entrou no povoado puxada por dois cavalos, numa velocidade bem além das possibilidades dos pobres animais. Eles estavam suados e cansados. Na boleia vinha um rapaz jovem e dentro da carreta um senhor amparava um menino de seus treze anos de idade se contorcendo de dor. Dirigiram-se à casa do médico. Dr. De Negri veio recebê-los no portão.
– Dr. – disse o homem –, pelo amor de Deus, salve o meu guri. Ele está muito mal...
– Mas o que aconteceu?
– Ele trabalhava na atafona, moendo mandioca, quando seu braço foi esmagado pela engrenagem.
Dr. De Negri mandou que o menino fosse levado até o consultório, onde, com a ajuda de d. Talita,  lhe examinou o braço já tomado em grande parte pela gangrena. O médico pediu à mulher que desse uma injeção no enfermo para tentar aliviar-lhe um pouco a dor, enquanto conduzia o pai até um cômodo próximo ao consultório para lhe explicar a gravidade da situação.
– A situação de seu filho – disse – é desesperadora, porque a gangrena já tomou conta de grande parte do braço. Deviam tê-lo trazido mais cedo para cá.
– Foi impossível, porque o nosso sítio fica muito longe. Para chegar aqui, quase matamos os cavalos.
– Bem, só temos uma saída: a amputação de seu braço.
– Se for para salvá-lo, doutor, não faço nenhuma objeção.
– O problema é o seguinte: aqui não temos nenhuma condição de fazê-lo, pois não disponho dos meios neces-sários, como clorofórmio para a anestesia. A amputação terá que ser feita com ele acordado e o sofrimento será muito grande. Não sei se ele vai aguentar.
– E se não amputar?...
– Ele morre, porque a gangrena já está bem adiantada, tomando-lhe quase todo o braço.
– Faça o que for preciso, doutor,  mas salve a vida do meu piá. Deixei a mãe dele desesperada.
Dr. De Negri chamou um garoto, responsável por algumas tarefas na propriedade e mandou-o percorrer diversas casas da vila e chamar, com urgência, alguns homens para ajudá-lo na terrível tarefa. Meu pai foi um dos primeiros a chegar ao consultório do médico, juntamente com mais três vizinhos. Ele reuniu os ajudantes na sala principal e explicou:
– Chamei-os  para  me  ajudar numa autêntica operação de guerra. Se não amputarmos já o braço desse menino, ele morre.
– Em que podemos ajudá-lo, doutor? – perguntaram em uníssono.
– Preciso de vocês para segurá-lo, enquanto vou lhe serrar o braço, sem anestesia. Ele irá sofrer muito.
O que se passou no consultório do médico eu não sei, mas todo o povoado ficou em silêncio,  rezando, enquanto os gritos do menino ecoavam até as casas mais distantes.
Apesar da delicada situação, a operação foi um sucesso. O menino ficou durante muitos dias na residência do médico, que lhe prestou toda a assistência. Quando voltou para casa estava sem um braço, mas são e salvo.
Meu pai assistiu a tudo e ficou muito impressionado com o sangue frio do doutor e a perícia com que executou sua tarefa. A notícia correu por toda a região e o nome do dr. Giovanni De Negri passou a ser ainda  mais respeitado. 

                                           ***********

LIVROS DE R.H. SOUZA, AUTOR DO BLOG SCRIPTA
E VIRTUAL
Para comprar estes livros, acesse: vsom01@yahoo.com.br

       

OPERAÇÃO KAABA – A sensacional narrativa do sequestro de um papa por terroristas islâmicos, no ano de 2035. L

O FILHO DE ANITA – uma narrativa repleta de mistério e suspense. Impróprio para pessoas impressionáveis. Link: 

MENINO TROPEIRO – As aventuras de um menino, no interior da Região Sul do Brasil. 

PROVÉRBIOS LATINOS – Sã0 440 dos mais famosos prevérbios da cultura humanística, com a tradução, pronúncia e exemplos de seu uso correto.

 

  ***************************                 
                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário