quarta-feira, 17 de agosto de 2022

POR QUE O AGRONEGÓCIO É O SETOR MAIS IMPORTANTE DA ECONOMIA BRASILEIRA?

                                                                                     

Em tempos passados, quando a agricultura brasileira alcançou  a cifra de 50 milhões de toneladas de sua produção anual, o país comemorou, a imprensa deu destaque, as autoridades ficaram eufóricas. Hoje, o quadro é outro. A nossa produção agrícola é de 265,9 milhões de toneladas, uma das maiores do planeta.
As projeções são de uma produção de 333 milhões de toneladas até 2030. 

O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do planeta. Seus produtos chegam  a 190 países. Somos grandes produtores de soja, milho, café, algodão, amendoim, frutas e de dezenas de outros produtos.





Brasil é dono do maior rebanho bovino do planeta, com 215 milhões de cabeças e as exportações de carne chegam a dezenas de países. Mais de 15 raças de bovinos encontram condições de desenvolvimento no Brasil, tanto na pecuária de corte, quanto na produção leiteira




 O nosso rebanho de suínos também tem grande importância na economia do país, com 41 milhões de cabeças, com exportações para 190 países. Os Estados do Sul do país se destacam como os maiores produtores.



O que o que dizer da produção avícola do Brasil? Ela é extraordinária. Calcula-se que a produção de ovos, atualmente, seja de 56 bilhões de unidades por ano, sendo que cada brasileiro consome 251 unidades no mesmo período. Ovos e carne de frango tem sido a salvação da população mais pobre do país, em épocas de grandes dificuldades econômicas. O Brasil é o segundo produtor e o maior exportador de carne de frango do mundo.

O Brasil possui infindáveis recursos naturais, como terras próprias para a agricultura, com vastas áreas planas, que facilitam a mecanização. Temos, também, a maior reserva de água doce do planeta. O país  dispõe de alta tecnologia, com destaque para o trabalho da Embrapa, que tem uma equipe de técnicos da mais alta relevância para o agronegócio.

Segundo notícias recentes, a inteligência artificial está chegando às lavouras nacionais, com robôs comandando as diversas operações, com redução de custos na aplicação de inseticidas e adubos, além de outras operações. Uma grande fazenda já estaria usando o trabalho de 10 robôs.

O ex-presidente da República, num pronun-ciamento,  disse que o Brasil tem capacidade de alimentar 1 bilhão de pessoas em todo o planeta. A pergunta que se faz é a seguinte. Com tanta riqueza, porque ainda temos 33 milhões de pessoas que passam fome em nosso país? A conferir!!!





 que dava aulas em povoados do Planalto Catarinense. Aulas para 4 turmas, simultaneamente, com a maioria dos alunos vindos das propriedades agrícolas. Eles não tinham condução, como os  alunos atuais. Vinham a pé, na escola não havia refeições e, à tarde voltavam para casa e pegavam uma enxada para ajudar os pais no trabalho das lavouras. Eram outros tempos.

*******************************************************************




LIVROS EXTRAORDINÁRIOS PARA SEUS MOMENTOS DE LAZER. LEITURA IMPERDÍVEL !!!

                     

O FILHO DE ANITA - Uma história que beira o fantástico. Um rico fazendeiro que incorpora o Malvado, desenvolve um intenso trabalho para seduzir uma bela jovem, Anita, criando situações inusitadas. A história reúne frades, médicos, vaqueiros, mulheres inteligentes e o povo simples dos vilarejos. E tem um final surpreendente. Só lendo, para crer. Mas, se você é impressionável, compre o livro, mas não leia, para não perder o sono. Deixe que outros o leiam.

VENDER É PRECISO- Um livro para treinamento de vendedores e empresários, mostrando as melhores técnicas de vendas, desenvolvidas no país e no exterior. Agora, em segunda edição. Um professor de vendas sobre Vender é Preciso, disse o seguinte:” Este livro deveria estar no porta-luvas do carro de todo vendedor, pois também Ler é Preciso”.

 OPERAÇÃO KAABA - Uma história extraordinária, que se passa no ano de 2035, num conflito internacional de graves consequências e o sequestro de um papa por terroristas islâmicos. O livro fala do surgimento de uma nova ordem religiosa - os Novos Templários, em cujos votos está, agora incluído, o voto de Preservação, com o objetivo de minorar os graves problemas ambientais que surgirão no futuro. A história envolve terroristas, jornalistas, políticos, fanáticos religiosos, personagens do clero e a figura de um papa - Pedro Paulo I, além de uma bela jovem que dá um colorido especial à narrativa. 

 AS TORRES DAS TRÊS VIRTUDES- livro dividido em duas partes. A primeira se passa num seminário, com a narrativa de fatos vivenciados pelo autor em sua juventude, mostrando como se desenvolvia a vida de um jovem, baseada no estudo, no trabalho e na oração, além das atividades esportivas. A segunda parte é vivida pelo herói da narrativa, na fazenda de seu pai, onde impera a corrupção, a violência e a lei da Winchester. 

 MENINO TROPEIRO - é a biografia da infância do autor, filho de um professor primário, que dava aulas em povoados do Planalto Catarinense. Aulas para 4 turmas, simultaneamente, com a maioria dos alunos vindos das propriedades agrícolas. Eles não tinham condução, como os alunos atuais. Vinham a pé, na escola não havia refeições e, à tarde voltavam para casa e pegavam uma enxada para ajudar os pais no trabalho das lavouras. Eram outros tempos. 

 Para comprar, acesse: Atendimento@clubedeautores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário







sexta-feira, 5 de agosto de 2022

IRMÃO CARMELO, UM DOS 25 PERSONAGENS INTERPRETADOS POR JÔ SOARES NO PROGRAMA VIVA O GORDO

 

Irmão Carmelo era um curioso vigário, numa paróquia sui generis, na qual ele tinha Batista como seu principal auxiliar. "Cala a boca, Batista" era um constante refrão no convívio dos dois personagens. Era Batista, inclusive, quem marcava os casamentos, mas a reposta do irmão Carmelo era negar aos nubentes o direito de se casarem na referida paróquia, porque ele alegava: casa, descasa, casa, descasa. E, então, eu não caso!

Num determinado domingo, irmão Carmelo fez um contundente sermão sobre os jogos de azar, que tantos prejuízos causavam às famílias e aos praticantes do diabólico vício. Falou dos estragos causados aos cidadãos e ao país, com a destruição dos lares e perda de renda para todos, inclusive para a sua paróquia.

No final do sermão, com voz embargada pela emoção, ele convidava os paroquianos a participarem da TÔMBOLA (1)  que se realizaria, a seguir,  no salão paroquial, cuja renda se destinava às obras sociais da paróquia.


  1. Tômbola é jogo de azar que consiste num tabuleiro com várias cavidades de cores diferentes e que se pratica acionando um dispositivo que impele uma esfera de marfim para uma dessas cavidades; ganha o jogador que previamente escolheu a cor da cavidade onde a esfera se deteve.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

A FASCINANTE HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, NO MÉXICO

 


A Virgem de Guadalupe aparece na colina de Tepeyac em 1531 para um indígena que passava por aquela área. O índio Juan Diego ouviu o chamado no canto dos pássaros e se aproximou para ver quem o chamava. Dias atrás, ele tinha sido batizado e era tanta sua dedicação a Deus que a Virgem o escolheu para lhe dar uma missão. O pedido da Virgem era simples, ela queria que um templo para a adoração de Deus fosse erguido naquele lugar. Juan Diego não teve problemas em cumprir a ordem de Maria, então ele foi à paróquia falar com o bispo.

Em duas ocasiões, ele só encontrou negativos por parte do bispo. Sendo necessária a intervenção da Virgem, dando três milagres como prova.

O primeiro foi a cura do tio de Juan Diego.

O segundo milagre foi cultivar flores na época do inverno. Porém, o mais peculiar é que elas eram únicas em sua espécie e não cresciam naquela região. A virgem ordenou que Juan Diego as cortasse e levasse ao bispo.

Ao mostrar as flores, Juan Diego as deixou cair e em seu manto apareceu a imagem da Virgem. Este último milagre ocorreu em 12 de dezembro d1531, desde então é a data em que se comemora a aparição da Virgem de Guadalupe.

Devoção à Virgem de Guadalupe

A devoção à Virgem de Guadalupe começa no mesmo dia em que se manifestou na túnica de Juan Diego, em 12 de dezembro de 1531. O bispo, ao observar que todas as histórias do índio sobre a colina de Tepeyac eram verdadeiras, não hesitou em ser o primeiro a venerar a Virgem.

No início era uma pequena capela bem próxima à colina. E ao longo dos anos, a Basílica da Virgem de Guadalupe foi construída ao lado do local das aparições.

Uma pequena cabana foi construída na colina de Tepeyac, que funcionava como uma capela para a adoração da Virgem. Durante o percurso alguém disparou uma flecha, ferindo gravemente um homem. Ele foi colocado na frente da imagem e imediatamente curado diante dos olhos de todos.

Outro grande milagre ocorreu durante a peste de 1554, que matou mais de 12 mil pessoas. Mais uma vez os fiéis imploraram à Virgem Morena e a peste desapareceu. Em 1633 veio a coqueluche, uma nova epidemia que devastou o México.

Mas as súplicas do povo devoto levaram a colocá-la em procissão pelas ruas mais afetadas. No mesmo dia, a epidemia acabou.

Algo muito semelhante aconteceu em 1737, quando a febre tifoide estava matando pessoas em massa. Devido à angústia, em 23 de maio ela foi nomeada como padroeira da nação e a partir disto não houve mais mortes.

Finalmente, o milagre que o povo mexicano mais se lembra foi o de 1921. Dentro da Basílica, uma bomba foi colocada no lugar onde a imagem estava. A explosão destruiu parte da Basílica, mas a imagem não sofreu nenhum dano.

A Virgem de Guadalupe foi nomeada pelo Vaticano como Padroeira e Rainha das Américas, dada a sua crescente disseminação de fé para diferentes países do continente.

Por outro lado, como um presente adicional pela graça de Deus, em 12 de dezembro de 2002, o Papa João Paulo II reafirmou sua divina aparição na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México. Para então elevar Juan Diego Cuauhtlatoatzin a condição de Santo.

(texto extraído da Internet)



                     O manto do milagre está exposto  na basílica de Guadalupe, a segunda mais visitada no mundo, sendo a primeira, a Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma. 
Cientistas de várias categorias tentaram descobrir como foi gravada a imagem da Virgem Maria nas vestes de Juan Diego, mas até agora não conseguiram nenhum resultado, assim como outros também não desvendaram o mistério do Sudário de Turim, com a gravação do corpo de Cristo.