Segundo o historiador grego, Heródoto, as amazonas eram guerreiras que viviam numa sociedade só de mulheres. Eram exímias cavaleiras com grande habilidade no manuseio do arco e flecha. Para isso, queimavam o seio direito (mazos em grego) para facilitar o manuseio daquela arma. De mazos (seio), veio o termo amazonas.
E as amazonas brasileiras? Segundo o espanhol Francisco Orellana, ele viajou por um grande rio, chamado Jamundá, em terras brasileiras, quando teria combatido mulheres guerreiras de grande valentia. Lembrando-se das lendas gregas sobre tais mulheres, batizou o rio com o nome de Amazonas. Frei Gaspar de Carvabal, cronista da expedição, narra que os índios que atacaram os espanhóis, eram comandados por mulheres.
O espanto dos participantes da expedição de Orellana ao descobrirem o maior rio do mundo em extensão e volume de água, o famoso Amazonas.
Você que faz parte dos quase 200 mil leitores do meu blog com quase 180 mil inserções, num trabalho de 15 anos, infelizmente não compra os meus livros. Estou quase desistindo, mas se comprar, não vai se arrepender.
O Autor
********************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário