sexta-feira, 17 de outubro de 2025

COMO CONHECI O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES. ELE CHEGOU, NÃO COM A FARDA MILITAR, MAS NUM PIJAMA LISTRADO

 


Como isso aconteceu? Vou contar, em detalhes. O ano, se bem me lembro foi 1958. Eu trabalhava no Rio de Janeiro como redator de uma revista católica, cujo diretor era frei Mateus Hoepers, grande amigo do brigadeiro Eduardo Gomes. Acho mesmo que era seu   confessor. Frei Mateus pediu que eu visitasse o brigadeiro em sua residência e lhe falasse da revista, pois ele estava interessado em conhecer detalhes sobre a mesma. Eu podia visitá-lo em qualquer dia da semana, pois ele já estava aposentado. E lá fui em direção de um apartamento na zona Sul do Rio de Janeiro. Toquei a campainha do apartamento  do famoso brigadeiro e ele veio me receber, trajando
um pijama listrado. Estava sozinho em casa, pois era um solteirão convicto. Nunca se casou. Conversamos durante uns trinta minutos e ele se mostrou um homem muito educado e simpático.
    Conversando com frei Mateus, ele me lembrou detalhes da vida de Eduardo Gomes. Fora candidato duas vezes à presidência da República, mas não se elegeu, o que não impediu de exercer diversos cargos públicos, como ministro da Aeronáutica e outras funções de relevância em vários governos republicanos do Brasil. Frei Mateus relembrou um fato curioso. Numa de suas campanhas   para a presidência, um grupo de senhoras de São Paulo criou um docinho, que era distribuído nas reuniões políticas, apelidado de brigadeiro, nome usado até hoje para designar a guloseima.
    Frei Mateus me contou também, como ele se referia a dois políticos famosos da época: Jânio Quadros e o general Juarez Távora.
O primeiro, dizia ele, era "um certo que parecia louco" e o segundo, "um louco que parecia certo". Ambos eram políticos que marcaram época.
    Eduardo Gomes era uma católico praticante e chegou mesmo a ser agraciado pelo Vaticano com a Ordem de São Silvestre pelos serviços prestados à Igreja. 


                            Foto da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana
                            Eduardo Gomes é o primeiro da esquerda para direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário