domingo, 18 de setembro de 2011

A SÁBIA SETENÇA DO GOVERNADOR SANCHO PANÇA



Sancho Pança, o fiel escudeiro de D. Quixote, é um personagem fantástico na obra de Miguel de Cervantes. Ele encarna a sabedoria do povo, é um homem prático, em contraposição às alucinações de seu patrão. Numa das passagens da obra, os dois personagens se hospedam no castelo de nobres espanhóis que alimentam as loucuras do cavaleiro da triste figura e de seu escudeiro. Sancho Pança é nomeado o hipotético “governador” de uma ilha onde, para surpresa de todos, ele dá demonstrações de sabedoria e espírito prático, principalmente no julgamento das desavenças entre seus súditos. A seguir, vamos resumir um desses julgamentos, com as devidas adaptações no linguajar:

Uma mulher entra no tribunal agarrada ao braço de um rico pastor, enquanto, aos brados, acusa o homem de tê-la violentado, dizendo que ele serviu-se de seu corpo, tirando-lhe aquilo (a virgindade) que ela conservava ao longo dos anos, defendendo-a de mouros e cristãos, do povo do lugar e de estrangeiros.
Sancho Pança, virou-se para o acusado e perguntou-lhe o que tinha a dizer. O homem respondeu:
- Senhores, sou um pobre porqueiro. Esta manhã fui vender quatro cevados e quando voltava para minha aldeia, encontrei esta boa mulher e o diabo fez com que mantivéssemos relações. Paguei-lhe um bom dinheiro, mas ela, não satisfeita, agarrou-me e me trouxe até aqui, acusando-me de estupro, o que nego sob juramento.
Então, o governador perguntou-lhe se trazia consigo algum dinheiro e o homem  respondeu que trazia vinte ducados de prata numa bolsa de couro. Sancho mandou que ele entregasse o dinheiro à mulher, o que o homem fez muito a contragosto. A mulher pegou o dinheiro e agradeceu muito, pedindo a Deus pela saúde  do governador que se preocupava pelas órfãs necessitadas e donzelas. Saiu do tribunal segurando a bolsa com as duas mãos, mas antes examinou se as moedas eram mesmo de prata. Sancho, então,  falou para o homem que tinha os olhos cheios de lágrimas:
- Bom homem, correi atrás daquela mulher e tirai-lhe a bolsa, mesmo com o uso da força e voltai com ela aqui.
O homem se precipitou ao encalço da mulher e, depois de uma desesperada luta, não conseguiu arrancar-lhe a bolsa com o dinheiro. Voltaram ambos. Ela, com a saia levantada e com a bolsa no colo, enquanto bradava:
- Justiça de Deus e do mundo! Veja Vossa Mercê, senhor governador, a pouca vergonha e o pouco receio deste desalmado que, no meio da povoado e no meio da rua, me quis tirar a bolsa que Vossa Mercê me mandou dar.
Sancho pegou a bolsa e a devolveu ao porqueiro, enquanto dava sua sentença:
- Mana minha, se mostrásseis o mesmo alento e valor, que mostrastes na defesa desta bolsa, ou só a metade, para defender vosso corpo, nem as forças de Hércules vos violentariam. Ide com Deus e, em má hora, e não pareis nem nesta ilha, nem em seis léguas de contorno, sob pena de duzentos açoites. Ide já, repito, desavergonhada e embusteira.
A mulher saiu cabisbaixa e descontente e o governador disse para o homem:
- Ide com Deus para o vosso lugar e com o vosso dinheiro, e daqui por diante, se não quereis perde-lo, evite a vontade de namorar com ninguém.
O homem agradeceu-lhe penhorado e foi-se embora, enquanto os circunstantes ficaram admirados pela justeza das sentenças de seu novo governador.



LIVROS EXTRAORDINÁRIOS PARA SEUS MOMENTOS DE LAZER. LEITURA IMPERDÍVEL !!!

                     

O FILHO DE ANITA - Uma história que beira o fantástico. Um rico fazendeiro que incorpora o Malvado, desenvolve um intenso trabalho para seduzir uma bela jovem, Anita, criando situações inusitadas. A história reúne frades, médicos, vaqueiros, mulheres inteligentes e o povo simples dos vilarejos. E tem um final surpreendente. Só lendo, para crer. Mas, se você é impressionável, compre o livro, mas não leia, para não perder o sono. Deixe que outros o leiam.

VENDER É PRECISO- Um livro para treinamento de vendedores e empresários, mostrando as melhores técnicas de vendas, desenvolvidas no país e no exterior. Agora, em segunda edição. Um professor de vendas sobre Vender é Preciso, disse o seguinte:” Este livro deveria estar no porta-luvas do carro de todo vendedor, pois também Ler é Preciso”.

 OPERAÇÃO KAABA - Uma história extraordinária, que se passa no ano de 2035, num conflito internacional de graves consequências e o sequestro de um papa por terroristas islâmicos. O livro fala do surgimento de uma nova ordem religiosa - os Novos Templários, em cujos votos está, agora incluído, o voto de Preservação, com o objetivo de minorar os graves problemas ambientais que surgirão no futuro. A história envolve terroristas, jornalistas, políticos, fanáticos religiosos, personagens do clero e a figura de um papa - Pedro Paulo I, além de uma bela jovem que dá um colorido especial à narrativa. 

 AS TORRES DAS TRÊS VIRTUDES- livro dividido em duas partes. A primeira se passa num seminário, com a narrativa de fatos vivenciados pelo autor em sua juventude, mostrando como se desenvolvia a vida de um jovem, baseada no estudo, no trabalho e na oração, além das atividades esportivas. A segunda parte é vivida pelo herói da narrativa, na fazenda de seu pai, onde impera a corrupção, a violência e a lei da Winchester. 

 MENINO TROPEIRO - é a biografia da infância do autor, filho de um professor primário, que dava aulas em povoados do Planalto Catarinense. Aulas para 4 turmas, simultaneamente, com a maioria dos alunos vindos das propriedades agrícolas. Eles não tinham condução, como os alunos atuais. Vinham a pé, na escola não havia refeições e, à tarde voltavam para casa e pegavam uma enxada para ajudar os pais no trabalho das lavouras. Eram outros tempos. 

 Para comprar, acesse: Atendimento@clubedeautores.com.br




Você que faz parte dos quase 200 mil leitores do meu blog com quase 180 mil inserções, num trabalho de  15 anos, infelizmente não compra os meus livros. Estou quase desistindo, mas se comprar, não vai se arrepender. Se achar caro o preço da versão impressa, compre a versão e-book, pela metade do preço e receba o livro pela internet.

O Autor

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário




Nenhum comentário:

Postar um comentário