O termo propaganda foi empregado pela primeira vez pelo Papa Urbano VIII, em 1633, quando criou a Congregação de Propagação da Fé, um órgão que tinha por objetivo difundir a fé católica em todo o mundo.
O termo propaganda vem do latim - propagare - que significa difundir. Propaganda (publicity, em inglês) tem originalmente o sentido de propagação de ideias, enquanto que publicidade (advertising, em inglês) significa a atividade de difundir conceitos com o objetivo de vender alguma coisa. Em nosso país os dois termos são usados como sinônimos, sempre com o sentido de vender alguma coisa ou propagar uma ideia.
A publicidade nasceu na era industrial com o objetivo de fazer uma ponte entre o fabricante e o mercado, para comunicar aos compradores em potencial as características e a qualidade de seus produtos, induzindo-os a adotarem uma posição favorável aos mesmos.
Nos mercados dos povos antigos, a publicidade era feita oralmente, face a face. Nas ruas de Atenas e de Roma, os pregoeiros procuravam chamar a atenção dos compradores, conduzindo-os até as tendas onde estavam expostas suas mercadorias. A revista Advertising Age publicou um texto que teria sido escrito por um fabricante ateniense de cosméticos, em período anterior a Cristo, e que dizia o seguinte: “Se queres olhos que brilham, uma cútis sem par, encanto de moça, para sempre ficar, a preços em conta, vá logo comprar os produtos de beleza na Aeschlyptoe”.
Com o surgimento da imprensa, surgiram os primeiros anúncios. O primeiro anúncio de que se tem notícia teria aparecido no Mercurius Britanicus, em 1625, na Inglaterra, divulgando a publicação de um livro. Já outros historiadores dizem que o primeiro anúncio foi publicado em 1650, no Several Proceedings in Parliament, editado em Londres, oferecendo uma recompensa a quem devolvesse 12 cavalos roubados. Nos Estados Unidos, o primeiro anúncio foi publicado na Gazette, jornal editado por Benjamin Franklin, em 1729, cuja primeira edição trazia um anúncio de sabonete.
No Brasil, no século XIX, o Diário de Pernambuco publicava os primeiros anúncios sobre escravos foragidos.
Hoje, todos sabemos que a publicidade é a grande alavanca de vendas, seja qual for o produto a ser vendido, porque ninguém compra o que não conhece. Os Publicitários fazem uma antiga comparação entre o ovo da pata e o ovo da galinha O primeiro é maior, mais nutritivo, mas a pata o põe em silêncio. Já o mesmo não acontece com a galinha que, logo que põe o ovo, faz um grande estardalhaço. É por isso que todos nós comemos ovo de galinha e ignoramos o ovo da pata.
A tarefa de criar a mensagem publicitária e levá-la ao público é executada por empresas especializadas, as agências de propaganda, que são assim definidas pela lei nº 4.680 de 18 de junho de 1965, que regulamentou a atividade no Brasil. “Agência de Propaganda, segundo essa lei, é a pessoa jurídica especializada nos métodos, nas artes e nas técnicas publicitárias, que, através de profissionais a seu serviço, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação por ordem e conta de clientes anunciantes, com o objetivo de promover a venda de mercadorias, produtos e serviços, difundir ideias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições a que servem”.
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