A chamada Guerra do Contestado (outubro de 1912 a agosto de 1916) foi um dos episódios mais violentos ocorridos no Brasil, quando 8 mil rebeldes foram mortos pela tropas federais e estaduais enviadas ao Sul, na zona disputada pelos Estados do Paraná e Santa Catarina, o chamado Contestado. Sob a liderança do monge José Maria, 20 mil caboclos (foto) se rebelaram, face ao grande desemprego gerado ao final da construção da estrada de ferro São Paulo/Rio Grande do Sul, com a desapropriação de centenas de propriedades, além de outros fatores causadores de grande miséria à população nativa.
Vamos publicar aqui um documento que bem espelha a balbúrdia que existia à época na região com a participação de caboclos, coronéis, imigrantes alemães, italianos e poloneses, além da presença dos investidores estrangeiros que construíam ferrovias e devastavam as florestas da região, como a Lumber, uma das muitas empresas de propriedade do famigerado Percival Farquhar, que mandava e desmandava na região. O documento de que falamos é um edital afixado num pequeno armazém, na cidade de Calmon, na região do Contestado, e que nos dá uma ideia da situação em que vivia o povo da região. A língua portuguesa nunca foi tão maltratada como nesse documento.
LIVROS EXTRAORDINÁRIOS PARA SEUS MOMENTOS DE LAZER. LEITURA IMPERDÍVEL !!!
O FILHO DE ANITA - Uma história que beira o fantástico. Um rico fazendeiro que incorpora o Malvado, desenvolve um intenso trabalho para seduzir uma bela jovem, Anita, criando situações inusitadas. A história reúne frades, médicos, vaqueiros, mulheres inteligentes e o povo simples dos vilarejos. E tem um final surpreendente. Só lendo, para crer. Mas, se você é impressionável, compre o livro, mas não leia, para não perder o sono. Deixe que outros o leiam.
VENDER É PRECISO- Um livro para treinamento de vendedores e empresários, mostrando as melhores técnicas de vendas, desenvolvidas no país e no exterior. Agora, em segunda edição. Um professor de vendas sobre Vender é Preciso, disse o seguinte:” Este livro deveria estar no porta-luvas do carro de todo vendedor, pois também Ler é Preciso”.
OPERAÇÃO KAABA - Uma história extraordinária, que se passa no ano de 2035, num conflito internacional de graves consequências e o sequestro de um papa por terroristas islâmicos. O livro fala do surgimento de uma nova ordem religiosa - os Novos Templários, em cujos votos está, agora incluído, o voto de Preservação, com o objetivo de minorar os graves problemas ambientais que surgirão no futuro. A história envolve terroristas, jornalistas, políticos, fanáticos religiosos, personagens do clero e a figura de um papa - Pedro Paulo I, além de uma bela jovem que dá um colorido especial à narrativa.
AS TORRES DAS TRÊS VIRTUDES- livro dividido em duas partes. A primeira se passa num seminário, com a narrativa de fatos vivenciados pelo autor em sua juventude, mostrando como se desenvolvia a vida de um jovem, baseada no estudo, no trabalho e na oração, além das atividades esportivas. A segunda parte é vivida pelo herói da narrativa, na fazenda de seu pai, onde impera a corrupção, a violência e a lei da Winchester.
MENINO TROPEIRO - é a biografia da infância do autor, filho de um professor primário, que dava aulas em povoados do Planalto Catarinense. Aulas para 4 turmas, simultaneamente, com a maioria dos alunos vindos das propriedades agrícolas. Eles não tinham condução, como os alunos atuais. Vinham a pé, na escola não havia refeições e, à tarde voltavam para casa e pegavam uma enxada para ajudar os pais no trabalho das lavouras. Eram outros tempos.
Para comprar, acesse: Atendimento@clubedeautores.com.br
Você que faz parte dos quase 200 mil leitores do meu blog com quase 180 mil inserções, num trabalho de 15 anos, infelizmente não compra os meus livros. Estou quase desistindo, mas se comprar, não vai se arrepender. Se achar caro o preço da versão impressa, compre a versão e-book, pela metade do preço e receba o livro pela internet.
O Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário