quarta-feira, 28 de março de 2012

LUCRÉCIA BÓRGIA


                                                                                    



Lucrécia Bórgia (1480- 1519) era filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, posteriormente eleito papa Alexandre VI. Era uma mulher de extraordinária beleza, considerada a mais bela dama de Roma, mas se tornou vítima das maldades de sua família que exercia o poder através da violência e do assassinato, vivendo em meio à riqueza e à luxúria.

Segundo Mário Puzo, autor do livro Os Bórgias, Lucrécia, ainda adolescente, teve sua iniciação sexual com o irmão César, na presença do pai. Daí por diante, os irmãos mantiveram um amor incestuoso por longo tempo. A família Bórgia, de origem espanhola, era odiada pelo povo romano e muito se falava a seu respeito, acusando-se o próprio pontífice de manter relações sexuais com a filha, mas o escritor não corrobora essa acusação. Lucrécia casou várias vezes e teve muitos filhos. Dizia-se que ela era adepta das orgias praticadas nas dependências do Vaticano. Seus irmãos eram César, Jofre e Giovani. O principal detrator da bela dama era um indivíduo chamado Filofila, a soldo dos inimigos do papa. Ele escreveu: “A filha do papa adora copular. Pode ser com seu irmão, pai, poeta, cachorro, bode e até um macaco”.Esses escritos acabaram custando a cabeça do inspirado escritor.

Depois de muitos casamentos atribulados, Lucrécia casa-se com Afonso d´Este e torna-se duquesa de Ferrara, onde patrocina as artes e a cultura, demonstrando grande habilidade política. Passava seus dias visitando hospitais, orfanatos e conventos e era adorada pelos súditos, pois as obras sociais eram, agora,  a prioridade de sua vida. Ela estava agora longe da influência maléfica da família Bórgia, dando um novo rumo a sua vida. Morreu com a idade de 39 anos.

Qual a relação do Brasil com o papa Alexandre VI? A ele, devemos indiretamente, o tamanho de nosso território. Pelo Tratado de Tordesilhas (1494), o Papa Alexandre VI, servindo de árbitro entre Espanha e Portugal,  aplicou o princípio  do uti possidetis (como possuías  ou  no estágio em que está a possepara delimitar a posse das terras do novo mundo pelos dois países, tratado esse que favoreceu, involuntariamente, os portugueses, sendo responsável pelas dimensões atuais do nosso território. Pelo tratado, Portugal ficava com a posse de todas as terras descobertas ou a serem descobertas no Novo Mundo, até 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Daquele ponto em diante, as terras seriam da Espanha.


                                


LIVROS EXTRAORDINÁRIOS PARA SEUS MOMENTOS DE LAZER. LEITURA IMPERDÍVEL !!!

                     

O FILHO DE ANITA - Uma história que beira o fantástico. Um rico fazendeiro que incorpora o Malvado, desenvolve um intenso trabalho para seduzir uma bela jovem, Anita, criando situações inusitadas. A história reúne frades, médicos, vaqueiros, mulheres inteligentes e o povo simples dos vilarejos. E tem um final surpreendente. Só lendo, para crer. Mas, se você é impressionável, compre o livro, mas não leia, para não perder o sono. Deixe que outros o leiam.

VENDER É PRECISO- Um livro para treinamento de vendedores e empresários, mostrando as melhores técnicas de vendas, desenvolvidas no país e no exterior. Agora, em segunda edição. Um professor de vendas sobre Vender é Preciso, disse o seguinte:” Este livro deveria estar no porta-luvas do carro de todo vendedor, pois também Ler é Preciso”.

 OPERAÇÃO KAABA - Uma história extraordinária, que se passa no ano de 2035, num conflito internacional de graves consequências e o sequestro de um papa por terroristas islâmicos. O livro fala do surgimento de uma nova ordem religiosa - os Novos Templários, em cujos votos está, agora incluído, o voto de Preservação, com o objetivo de minorar os graves problemas ambientais que surgirão no futuro. A história envolve terroristas, jornalistas, políticos, fanáticos religiosos, personagens do clero e a figura de um papa - Pedro Paulo I, além de uma bela jovem que dá um colorido especial à narrativa. 

 AS TORRES DAS TRÊS VIRTUDES- livro dividido em duas partes. A primeira se passa num seminário, com a narrativa de fatos vivenciados pelo autor em sua juventude, mostrando como se desenvolvia a vida de um jovem, baseada no estudo, no trabalho e na oração, além das atividades esportivas. A segunda parte é vivida pelo herói da narrativa, na fazenda de seu pai, onde impera a corrupção, a violência e a lei da Winchester. 

 MENINO TROPEIRO - é a biografia da infância do autor, filho de um professor primário, que dava aulas em povoados do Planalto Catarinense. Aulas para 4 turmas, simultaneamente, com a maioria dos alunos vindos das propriedades agrícolas. Eles não tinham condução, como os alunos atuais. Vinham a pé, na escola não havia refeições e, à tarde voltavam para casa e pegavam uma enxada para ajudar os pais no trabalho das lavouras. Eram outros tempos. 

 Para comprar, acesse: Atendimento@clubedeautores.com.br



Você que faz parte dos quase 200 mil leitores do meu blog com quase 180 mil inserções, num trabalho de  15 anos, infelizmente não compra os meus livros. Estou quase desistindo, mas se comprar, não vai se arrepender. Se achar caro o preço da versão impressa, compre a versão e-book, pela metade do preço e receba o livro pela internet.

O Autor

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário




                                       

          

Um comentário:

  1. Interessante Dr. Heitor !
    Seu blog nos trás muita cultura.
    Parabéns !
    Um grande beijo,
    Nina

    ResponderExcluir