A proclamação da República do Brasil pegou de surpresa a família imperial, assim como a totalidade da população brasileira. D.Pedro II se encontrava em Petrópolis e, ao tomar conhecimento do fato, escreveu uma carta ao Marechal Deodoro da Fonseca, externando sua opinião sobre o ocorrido. Vejamos o texto de sua carta:
"A vista da representação que me foi entregue hoje, às três horas da tarde, resolvo, cedendo ao império das circunstâncias, partir com a minha família para a Europa, amanhã, deixando assim a pátria, de nós estremecida, à qual me esforcei por dar constante testemunhos de entranhado amor e dedicação durante meio século que desempenhei o cargo de Chefe do Estado. Na ausência, eu, com todas as pessoas da minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo ardentes votos, por sua grandeza e prosperidade".
A carta foi endereçada a Deodoro, do qual recebeu a seguinte resposta: “...o Governo Provisório espera do vosso patriotismo o sacrifício de deixardes o território brasileiro, com a vossa família, no mais breve termpo possível. Para esse fim se vos estabelece o prazo máximo de vinte e quatro horas, que contamos não tentareis exceder”.
Segundo historiadores, o imperador desejava permanecer no Brasil, o mesmo acontecia com sua família. Durante a longa viagem para o exílio na Europa, segundo relatos, os familiares do imperador manifestavam constantemente sua saudade do Brasil.
Em outro documento, o Imperador escreveu: "Até hoje de manhã esperava poder me conservar em paz no país que tanto amo. Infelizmente, desde poucas horas, acho-me sob o peso da profunda mágoa de ver-me privado da liberdade, que nunca neguei a nenhum brasileiro...". No próprio dia 15, ele chegou a escrever um poema em seu diário discorrendo sobre o momento político do país.
A viagem para o exílio, durou 20 longos dias. Lisboa, foi o primeiro desembarque e ali, outro trágico acontecimento veio abalar toda a família imperial. Três semanas após da chegada, a imperatriz Teresa Cristina veio a falecer, vítima de um infarto fulminante. Segundo alguns familiares, ela teria ficado muito abalada com os acontecimentos no Brasil e seu coração não resistiu.
******************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário