quarta-feira, 5 de junho de 2013

HENRY FORD, UM CABEÇA DURA


Quando foram lançados nos Estados Unidos em 1922 os primeiros carros da Ford, produzidos em série, o Modelo T, conhecido popularmente no Brasil como Ford Bigode, não oferecia outra opção aos consumidores. Ou compravam o carro ou ficavam com suas antigas charretes e carroças. O sucesso do modelo foi tal que a metade dos carros que rodavam pelas estradas americanas era formada pelo famoso Ford T. Henry Ford, um gênio da mecânica, o inventor da linha de montagem, propiciou  uma enorme capacidade de produção às suas numerosas fábricas, espalhadas pelo mundo inteiro. 

Mas, como na vida nada é permanente,  logo entraram outros fabricantes de automóveis no mercado, produzindo novos modelos, atendendo a outras faixas de consumidores, pois o Ford T era um carro popular. Anos mais tarde, o próprio Modelo T, fabricado para percorrer estradas ruins de antes da guerra, começou a se tornar obsoleto, porque era de aparência rústica e os consumidores,  agora, queriam produtos mais sofisticados e confortáveis. As estradas eram melhores e compradores de maior poder aquisitivo estavam no mercado. Havia até uma piada sobre o modelo T: “Um Ford é como uma banheira: é útil, mas ninguém quer ser visto dentro dela”. 

Henry Ford, empolgado com o sucesso do modelo T, não queria lançar novos modelos. Chegou ao ponto de dizer que os compradores poderiam escolher qualquer cor para seus carros, desde que fosse o preto. Logo, ele teve que lançar um novo modelo (o modelo A) e em cores diversas, porque o consumidor já tinha outras opções, pois outros fabricantes, como a General Motors e a Crysler,  ameaçavam o seu império. A teimosia de Henry Ford, não acreditando no poder do consumidor, quase levou seu império à ruína. Ele entendia muito de mecânica, mas pouco de marketing.

Dois aspectos da vida de Henry Ford mancham a sua biografia. Era o anti-semitismo exacerbado  e a simpatia pelo nazismo. Existia uma mútua admiração entre ele e Adolf Hitler.

Ford Bigode




Nenhum comentário:

Postar um comentário