segunda-feira, 14 de junho de 2021

O DIREITO À PRIMEIRA NOITE COM A NOIVA DO SÚDITO


                                        Na tela, o senhor feudal carrega uma noiva para
                           sua alcova, no exercício do jus primae noctis.
                           O noivo está sentado no chão, desolado, vendo
                           a noiva  ir para a cama do patrão.

Na Idade Média, o Suserano era o senhor da terra. Ele vivia em seu castelo, onde mantinha seu poder total sobre os súditos, geralmente denominados servas da gleba. Esses servos trabalhavam nas terras do soberano e lhe entregavam parte das colheitas e, em contrapartida, ele lhes dava proteção contra ataques externos, pois tinha sob seu controle uma equipe de cavaleiros muito bem treinados para qualquer tipo de combate.

Entre os poderes do suserano, segundo alguns historiadores, estava o que se chamava, em latim: jus primae noctis ( o direito à primeira noite), segundo o qual ele tinha o direito de dormir com a noiva, na primeira noite das núpcias. O noivo, que se conformasse. Para se livrar do problema, o noivo podia pagar uma taxa, em moeda corrente, segundo alguns historiadores. Isso acontecia quando a noiva era originária de outro condado ou ducado.

O tema da primeira noite foi muito bem explorado pelo cinema, com o filme O SENHOR DA GUERRA (1965), estrelado pelo ator Charton Heston. Na história, ele, com um grupo de guerreiros, é enviado à Normandia, pelo Duque, com a missão de proteger as terras desse senhor feudal contra os inimigos locais.  Encastelado em sua fortaleza, ele descobre que um de seus súditos iria desposar uma bela donzela (atriz- Rosemary Forsyth)) e, então, para desespero do noivo, resolve exercer o seu direito à primeira noite, durante a qual ele e a jovem se apaixonam, desencadeando uma grande revolta da população local. Na foto, o ator e a jovem da primeira noite. O filme, à época, foi sucesso de bilheteria.



*******************

LIVROS DE R.H. SOUZA, AUTOR DO BLOG SCRIPTA
E VIRTUAL,  AGORA NA PLATAFORMA BIBLIOMUNDI

       
Estes livros estão à venda, por um preço simbólico, na plataforma da Bibliomundi e você pode ler seus conteúdos no computador, tablet celular e outros. Para isto, basta clicar no link de cada livro e terá, logo, um resumo completo da obra. Se ler o resumo, vai ler o livro, temos certeza, porque todos eles são de leitura imperdível. R.H. Souza é ator do blog scripta e virtual, com mais de 150mil acessos. Agora, estamos, também, ao alcance de leitores na área internacional, na qual o nosso blog já tem muitos leitores,

OPERAÇÃO KAABA – A sensacional narrativa do sequestro de um papa por terroristas islâmicos, no ano de 2035. 

operação kaaba" | eBook and audiobook search results | Rakuten Kobo

O FILHO DE ANITA – uma narrativa repleta de mistério e suspense. Impróprio para pessoas impressionáveis. Link: 

            https://www.kobo.com/my/en/ebook/o-filho-de-anita

MENINO TROPEIRO – As aventuras de um menino, no interior da Região Sul do Brasil. Link: https://www.kobo.com/my/en/ebook/r-h-souza-autor-do-livro-menino-tropeiro-menino-tropeiro

PROVÉRBIOS LATINOS – Sã0 440 dos mais famosos prevérbios da cultura humanística, com a tradução, pronúncia e exemplos de seu uso correto.  

Link: https://www.kobo.com/my/en/ebook/proverbios-latinos

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário