quinta-feira, 26 de agosto de 2021

EM MEMÓRIA DO DR. NELSON DE SÁ EARP - EXTRAORDINÁRIO CIRURGIÃO




Texto de R.H. Souza

Era o ano de 1959, quando minha mulher, Gilda, teve o primeiro filho, um menina, de nome Maria de Fátima. O parto correu normal, com a assistência de um médico muito competente. Ela voltou para casa, mas 15 dias depois, sentiu fortes dores na barriga. Chamamos o médico do parto. Ele a examinou e foi categórico: não tem nada a ver com o parto. É vesícula e é preciso extirpá-la. Nos recomendou um renomado cirurgião do Rio de Janeiro, cidade onde residíamos. Fomos visitá-lo, mas quando perguntamos o preço da cirurgia ele declarou: Trinta mil cruzeiros, mais  as despesas hospitalares. Naquele tempo não se falava ainda em planos de saúde. Eu já tinha tido uma boa despesa com o parto e não tinha como arcar com os novos custos, pois 35 mil cruzeiros era uma soma bem alta para a época. Em conversa com um amigo meu, um frade franciscano de nome frei Mateus, este me me recomendou o nome de um famoso cirurgião de Petrópolis, de nome Nelson de Sá  Earp. E completou: "Ele é meu amigo. Vou recomendá-los".

Minha mulher e eu, fomos correndo para Petrópolis e comparecemos à residência do famoso cirurgião e lhe expusemos  o problema e a urgência da cirurgia, pois as dores da Gilda continuavam insuportáveis. Quando perguntamos o preço, ele declarou: "O meu trabalho terá o custo de Três mil e quinhentos cruzeiros e eu opero no Hospital  Santa Teresa, do qual sou diretor e onde vocês não pagarão nada, porque é um hospital público, administrado por irmãs de caridade, que prestam  excelente serviço  à comunidade de Petrópolis."

Retornamos aliviados ao Rio de Janeiro, diante dos custos da cirurgia. Uma semana depois, Gilda foi operada pelas mãos competentes do Dr. Sá Earp. A  anestesia, àquela época, era feita com a aplicação do famoso clorofórmio, que causava delírios no paciente, depois da operação. 

 Na oportunidade, uma funcionária do hospital nos relatou que o médico realizava numerosas cirurgias no hospital, às vezes mais de uma no mesmo dia e, muitas vezes, quando se dirigia ao centro cirúrgico, é que era informado pela irmã enfermeira o tipo de intervenção  que iria praticar.

Sá Earp é uma lenda em Petrópolis, com nome de ruas, hospitais e outras entidades. Foi eleito prefeito da cidade e teve uma difícil administração face ao grande deficit financeiro deixado pela administração anterior. 






















Um comentário: