sexta-feira, 3 de junho de 2011

PELADOS CONTRA PELUDOS



                                 Grupo de rebeldes do Contestado

 



A chamada Guerra do Contestado durou de 1912 a 1916 e teve como cenário uma região entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, conhecida como “terra de ninguém”, disputada pelos dois estados. Numerosas foram as causas para a rebelião da população pobre da região:  a exploração exercida pelos coronéis da erva-mate, o desemprego de milhares de trabalhadores com o fim da construção da estrada de ferro São Paulo Rio Grande do Sul pela Brazil Railway, desapropriação de terras pela ferrovia e depois vendidas para colonos poloneses e alemães. Um bilhete encontrado no bolso de um camponês morto no Contestado dizia:” Nóis não tem direito de terra; tudo é prá gente das Oropa”. Isso tudo propiciou o surgimento de messias salvadores, com destaque para o monge José Maria que conduziu milhares de pessoas à luta contra as forças dos governos estaduais e depois do governo federal. Os revoltosos se denominavam de pelados e as forças que lhes eram antagônicas, de peludos. O movimento tomou tais proporções que o governo federal foi obrigado a intervir.
O encarregado para comandar o combate aos revoltosos foi o general Fernando Setembrino de Carvalho que mobilizou 7.000 homens, além de artilharia e até de aviação. 20.000 pessoas morreram durante os anos de luta.
Quando adolescente, conheci um senhor que participou dos combates aos revoltosos. Ele era sargento do exército e estava sediado em Curitiba, quando foi convocado para a luta. Entre outros combates, eles participou do cerco ao povoado de Taquaruçu, quando centenas de rebeldes foram destroçados pela artilharia: homens, mulheres e crianças. Esse sargento contava que, a essa época,  a tropa do exército era formado de gente da pior espécie, que pilhava, matava e estuprava as mulheres. Contou a história de um soldado que foi surpreendido  por seu oficial, estuprando uma mulher agonizante. O oficial ficou tão revoltado que pegou a espada e com ela, deu uma surra no infrator.  Segundo ainda esse sargento, o nível da tropa só começou a melhorar com a instituição do serviço militar obrigatório, resultado de uma grande campanha na imprensa promovida pelo poeta Olavo Bilac.


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
   


LIVROS PARA SEUS MOMENTOS DE LAZER 

 POR APENAS 19 REAIS CADA : O FILHO DE ANITA, VENDER É PRECISO, OPERAÇÃO KAABA, AS TORRES DAS TRÊS VIRTUDES E  MENINO TROPEIRO

                                                                       
 
             
         

                                              Os livros mencionados são do autor deste blog. Indique o livro desejado e mande seu e-mail para que possamos lhe enviar a cópia(s) solicitada, via internet. O pagamento será feito só depois de receber o seu exemplar.   Se quiser também, pode  adquirir  o nosso curso MODERNAS TÉCNICAS DE VENDAS, com  460 slides da mais alta qualidade. Seu preço é de 98 Reais, em promoção especial. Se quiser, podemos lhe enviar uma demonstração do mesmo. Quem viu essa demonstração, comprou o curso, considerado por profissionais do ramo, como o mais completo existente no mercado. 

Endereço para contato: vsom01@yahoo.com.br

CONTEÚDO DOS LIVROS :

O FILHO DE ANITA -   Uma história que beira o fantástico. Um rico fazendeiro que  incorpora o Malvado, desenvolve um intenso trabalho para seduzir uma bela jovem, Anita, criando situações inusitadas. A história reúne frades, médicos, vaqueiros, mulheres inteligentes e o povo simples dos vilarejos. E tem um final surpreendente. Só lendo, para crer. Mas, se você é impressionável, compre o livro, mas não leia, para não perder o sono. Deixe que outros o leiam.

VENDER É PRECISO-  Um livro para treinamento de vendedores e empresários, mostrando as melhores técnicas de vendas, desenvolvidas no país e no exterior. Agora, em segunda edição.

OPERAÇÃO KAABA - Uma  história extraordinária, que se passa no ano de 2045, num conflito internacional de graves consequências e o sequestro de um papa por terroristas islâmicos. O livro fala do surgimento de uma nova ordem religiosa - os Novos Templários, em cujos votos está, agora incluído, o voto de Preservação, com o objetivo de minorar os graves  problemas ambientais que surgirão no futuro. A história envolve terroristas, jornalistas, políticos, fanáticos religiosos, personagens do clero e a figura de um papa - Pedro Paulo I, além de uma bela jovem que dá um colorido especial à narrativa.

AS TORRES DAS TRÊS VIRTUDES- livro dividido em duas partes. A primeira se passa num seminário, com a narrativa de fatos vivenciados pelo autor em sua juventude, mostrando como se desenvolvia a vida de um jovem, baseada no estudo, no trabalho e na oração, além das atividades esportivas. A segunda parte é vivida pelo herói da narrativa, na fazenda de seu pai, onde impera a corrupção, a violência e a lei da Winchester.

MENINO TROPEIRO - é a biografia da infância do autor, filho de um professor primário,  que dava aulas em povoados do Planalto Catarinense. Aulas para 4 turmas, simultaneamente, com a maioria dos alunos vindos das propriedades agrícolas. Eles não tinham condução, como os  alunos atuais. Vinham a pé, na escola não havia refeições e, à tarde voltavam para casa e pegavam uma enxada para ajudar os pais no trabalho das lavouras. Eram outros tempos.

*******************************************************************













 


Nenhum comentário:

Postar um comentário