quarta-feira, 7 de março de 2012

ALEXANDRE MAGNO E O PETRÓLEO


Ficheiro:BattleofIssus333BC-mosaic-detail1.jpg

O petróleo já era conhecido pelo homem há 4.000 anos antes de Cristo. Era usado como betume nas construções. Segundo relatos da Bíblia, ele foi usado na construção da Arca de Noé. Lemos nos Gênesis (6:14) que Deus disse a Noé: “Faze uma arca de tábuas de cipreste. Nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.”
Nabucodonosor usou betume como material de liga na construção dos famosos jardins suspensos da Babilônia e hoje está comprovado que o mesmo era usado na construção das cidades antigas na forma de asfalto. Os egípcios usaram-no na construção das pirâmides e também de suas casas, além de empregá-lo no embalsamento das múmias e na iluminação doméstica. O petróleo era encontrado na superfície do solo, onde aflorava em chamas, queimando ininterruptamente.

Alexandre Magno conheceu o petróleo quando invadiu o império persa e chegou à região de Kirkuk, atual Iraque, hoje, grande produtora do óleo negro.  Quando seus generais vieram lhe falar  da existência de uma água que queimava, ele duvidou. Mandou que lhe trouxessem  uma porção da mesma  e com ela encharcou o corpo de um menino que estava próximo, ateando-lhe fogo e transformando-o  numa tocha viva.

Aaron Levestein, em seu livro Use a Cabeça, narra o episódio e diz que o grande general macedônio naquele momento deixou de ser Alexandre o Grande para se transformar em Alexandre o Pequeno, diante da maldade de seu ato e pela total falta de respeito pela vida humana.




                                       

**************************************                     

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário