quarta-feira, 17 de novembro de 2021

COMO CONHECI A BISNETA DE FRANZ LISZT DURANTE UMA EXCURSÃO MUSICAL PELO BRASIL

 


Franz Liszt, compositor húngaro,
considerado um dos maiores pianistas
de todos os tempos

Infelizmente, não me lembro do nome dela. Era uma jovem pálida, magra, mas muito inteligente. Com poucos meses de Brasil, falava fluentemente o português. Era exímia organista e compositora.  Acompanhada dos pais, visitou várias cidades brasileiras, no ano de 1954. Por onde passava, realizava concertos de órgão em igrejas, com grande afluência de público. Não sei quem financiava suas viagens e estadias, pois nos concertos nas igrejas não eram cobrados ingressos.

Nessa época, o autor deste blog estudava na cidade de Curitiba e teve a oportunidade de conhecer a famosa organista. Por solicitação de um grupo de senhoras da cidade, eu tinha composto um texto para um oratório sobre a vida de São Francisco de Assis. O oratório é uma peça para instrumentos musicais e cantores. As referidas senhoras tiveram a ideia de solicitar à jovem organista que escrevesse a música para o referido texto e ela o fez com muita competência, sem cobrar nada pelo trabalho. Foi, então, que eu tive a oportunidade de conhecer a bisneta do famoso Liszt. Fiquei impressionado com a sua simpatia e  inteligência.

Uma pequena orquestra de Curitiba e o coro dos frades do convento do Bom Jesus ficaram encarregados  da execução da obra. A apresentação foi  feita no teatro do colégio dos irmãos maristas, situado no centro da capital paranaense, com grande afluência de público. Um jovem tenor da cidade fez o papel principal do oratório, São Francisco, tendo sido muito elogiado pelo público que lotou as dependências do teatro. A compositora não teve oportunidade de assistir ao espetáculo, porque já se encontrava em outra cidade, seguindo a programação de espetáculos a que se propusera.

Franz Liszt (1811-1886), o bisavô da nossa organista, foi um uma grande celebridade de seu tempo, com sua presença em várias capitais europeias, em famosos concertos de piano, sendo considerado um dos maiores pianistas de todos os  tempos Sua obra mais famosa são as famosas Rapsódias Húngaras. Quando jovem, teve um de seus concertos assistido por Beethoven, que o beijou na testa no final da apresentação.

Liszt teve uma vida conjugal tumultuada, com várias mulheres em seu relacionamento. Em seus últimos anos, se refugiou na vida religiosa, ingressando na Ordem Terceira de São Francisco e passando a compor músicas de caráter religioso. Sua bisneta, certamente, herdou um pouco do talento do famoso bisavô.



                                              

O FILHO DE ANITA – uma narrativa repleta de mistério e suspense. Impróprio para pessoas impressionáveis. Veja o resumo do livro, acessando amazon.com.br




**************************************                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário