No ano de 1925, desapareciam nas selvas do Mato Grosso o arqueólogo inglês Coronel Percy Fawcett, seu filho Jack Fawcett e mais um amigo do filho. Eles estavam à procura de uma cidade perdida que o arqueólogo acreditava situar-se na Serra do Roncador naquele Estado. Segundo informações, eles teriam sido trucidados por índios da região. Cerca de 100 exploradores e 3 expedições pereceram na selva, ao longo dos anos, em busca de Fawcett e de seus companheiros.
Em 1952 explodiu a grande notícia: os irmãos Villas Boas, Orlando e Cláudio, tinham encontrado, com a ajuda dos índios kalapalo, uma ossada que tudo indicava ser dos exploradores ingleses. Repórteres de vários jornais e revistas do Brasil fretaram um avião no Rio de Janeiro e voaram para o Mato Grosso em busca da grande notícia. Fotografaram a ossada e, depois, acompanhados de Orlando Villas Boas, se prepararam para retornar ao Rio de Janeiro. Como não tinham almoçado e estavam com muita fome, Orlando se encarregou de conseguir dos índios uma espécie de pão fino, (com a aparência do pão árabe), feito com fécula de mandioca para matar a fome da equipe. Ao comerem o referido pão, perceberam uma série de pontos pretos incrustados na massa. Então, perguntaram a Orlando o que era aquilo e o sertanista, com toda a calma esclareceu:
- São piolhos que as índias tiram do cabelo e colocam na massa, enquanto preparam o pão. Podem comer que não faz mal e é nutritivo.
Quem me contou essa história foi um dos protagonistas da referida reportagem, o conhecido fotógrafo de O Cruzeiro, Flávio Damm.
A ossada atribuída à expedição Fawcett foi examinada no Brasil e na Inglaterra, sem um laudo conclusivo, porque a família do explorador recusou submeter-se ao exame de DNA. Hoje, os ossos são guardados no Instituto Médico Legal da Universidade de São Paulo.
Percy Fawcett (1867-1925) e suas aventuras teriam inspirado a criação do personagem Indiana Jones, tão popular no cinema.
Orlando Villas Boas, com dois
índios Kalapalo junto à suposta
ossada do coronel Fawcett
Nenhum comentário:
Postar um comentário