Dias atrás li que um senador da República pretendia inserir na constituição brasileira um parágrafo, obrigando o Governo a garantir a felicidade de todo o cidadão brasileiro. O tema foi assunto de comentários humorísticos da mídia. Então, me lembrei de uma história que me contaram anos atrás. É a seguinte:
Um empresário foi passar umas férias numa praia distante no litoral da Bahia, onde existia uma colônia de pescadores, na qual sua população vivia em precárias condições de vida. Um dia, diante de um grupo de pescadores ele falou:
- Pessoal, tenho observado a vida de vocês, que não é fácil. Vocês deviam reunir esforços e trabalhar para a melhoria de vida de todos. Juntem um dinheirinho e comprem um barco melhor, a motor, formem uma cooperativa e revendam o pescado, pegando melhores preços. Podem até conseguir financiamento do Banco do Brasil. Com o aumento dos lucros, compram mais um barco, mais outro, até formarem uma frota pesqueira. Os lucros chegarão e todos serão felizes.
O grupo ouvia em silêncio o empresário até que, depois de uma prolongada pausa, um velho pescador que representava o grupo, falou:
- Agradecemo tudo o que o doutô disse, agradecemo memo de coração, mas pra quê toda essa trabaeira, doutô, se nóis aqui já é feliz...muito feliz...
Nenhum comentário:
Postar um comentário